180graus

Desenvolvida no Brasil - 11/06/2017 às 18h55

Tecnologia pioneira permitirá transferir recursos e pagar contas por rede social






Casa do cartucho

Uma tecnologia pioneira desenvolvida no Brasil pretende dar agilidade e segurança a quem precisar transferir recursos para a conta bancária de terceiros. Dentro de uma semana, o Banco do Brasil (BB) lançará uma ferramenta de envio de dados bancários por meio de códigos QR (desenhos com informações que podem ser lidas por câmeras fotográficas) e de redes sociais, facilitando a divisão de contas em bares e restaurantes.

Batizada de “Pagar ou Receber”, a novidade foi apresentada pelo banco no Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Inicialmente disponível em versão beta (de teste), a ferramenta será liberada a todos os correntistas do banco em até 30 dias.

Por meio da solução tecnológica, o cliente que pretende receber os recursos entra no aplicativo do banco e informa o valor e a data da transação. O sistema gerará um código QR que pode ser fotografado por quem vai fazer o pagamento. Basta o destinatário digitar a senha da conta-corrente e confirmar a transferência.

Caso as duas pessoas estejam longe, o recebedor do dinheiro fará o mesmo procedimento. No entanto, em vez de o aplicativo gerar um código QR, gerará um link criptografado (protegido de invasões), que pode ser enviado ao pagante por SMS, aplicativo de mensagens ou redes sociais. Ao abrir o link, a pessoa que fará a transferência novamente digitará a senha e confirmar a operação.

A solução elimina a necessidade de o recebedor dos recursos escrever os dados bancários em pedaços de papel ou, na pressa, passar informações erradas sobre a própria conta. Por enquanto, a ferramenta só poderá ser usada em transferências entre contas do Banco do Brasil.

“Numa mesa de bar, o cliente poderá entrar no aplicativo e gerar um código QR em vez de passar o número da conta num guardanapo. Quem tiver conta no mesmo banco, basta abrir o aplicativo e fotografar a tela do celular do amigo para fazer a transferência”, detalha o diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil, Marco Mastroeni.

No caso do envio de links, o diretor do BB garante que a ferramenta é totalmente segura e impede o acesso aos dados bancários, mesmo que terceiros acessem o endereço eletrônico. “Mesmo se o link for parar em mãos erradas, somente o cliente conseguirá abri-lo. Tudo é feito com toda a segurança. A emissão e a recepção das informações são feitas em ambientes do banco e não passam por redes externas”, explica.

Algumas redes sociais, como o Facebook, permitem transferências de valores por meio da ferramenta de mensagens. No entanto, nos moldes desenvolvidos pelo Banco do Brasil, Mastroeni assegura que a tecnologia é pioneira no mundo.

“Lá, a operação parte de quem faz a transferência e só pode ser feita numa única rede social, que é o Facebook. Na nossa ferramenta, quem vai receber os recursos envia os dados criptografados para quem vai pagar por meio de qualquer rede social”, esclareceu o diretor.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
09h21 Marlon Zanotelli vence GP na final da 13ª etapa global champions tour 2017 09h02 Homem é executado com vários disparos em cidade no PI 08h31 PF faz operação de combate a crimes contra o sistema financeiro nacional 08h28 Litoral do Piauí sedia primeira edição do Pedral Kitewave Pro 08h01 Cármen Lúcia afirma que 'a ética é a única forma de se viver sem o caos' 07h54 Com acessos inéditos de Bahia e Acre, futebol nordestino predomina 07h45 47 concursos oferecem salários de até R$ 26,1 mil em várias regiões do Brasil 07h39 TRE decide pela redução das zonas eleitorais no PI; veja como será feito 07h30 CCJ aprova PEC que pode ampliar licença-maternidade para mães de gêmeos 07h27 Previsão para o salário mínimo em 2018 cai para R$ 969; veja o motivo 07h23 Câmara aprova MP que altera as regras para o registro de nascimento; confira! 07h15 Inibidor do vírus Zika deve levar 10 anos para ser produzido em larga escala 07h12 Time do Ceir é vice-campeão na II Copa Nordeste de Futebol para Amputados 07h09 Número de passageiros em voos aumenta 17% em seis anos 06h00 Viver é a melhor opção é tema do 31º Encontro Espírita da Região Tocantina 21h50 Pimenteiras ganhará nova ambulância afirma Ciro Nogueira 20h45 Wellington Dias inaugura e autoriza obras de pavimentação e Saúde em Cocal 20h40 Homem é morto com tiro na cabeça na Zona Norte de THE 20h12 Com aplausos, Câmara de Teresina rejeita título de cidadania para Doria 20h04 Piauí só possui duas empresas na lista das 1000 que mais vendem no Brasil 19h16 Prefeito Dr. Wilney participou de evento com governador e senador Ciro 19h15 Eletrobras do Piauí tem queda em suas vendas, aponta revista 19h09 Prefeitura de Lagoinha do Piauí realizou Mini Torneio de Futsal em homenagem ao dia dos pais 19h05 O "distritão" é mais uma anomalia da política partidária do Brasil, um casuísmo dos parlamentares 19h04 Dr. Marcos participa de evento com governador e senador Ciro

Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram