180graus

Comissão de Direitos Humanos - 11/08/2017 às 09h44

Regina cobrou provas de que Abin não espionou para 'blindar' Temer

Chefe de gabinete negou que ministro Edson Facchin, do STF, tenha sido espionado

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
comserv





Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, negou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tenha espionado o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Facchin. Mas admitiu que não tem como provar que a denúncia da revista Veja, publicada no mês de junho relatando ações para blindar o presidente Michel Temer, seja falsa.

Etchegoyen participou, nesta quinta-feira (10), de audiência conjunta das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Direitos Humanos (CDH). Respondendo a questionamento da senadora Regina Sousa (PT-PI), o general disse que não recebeu ordens nesse sentido. “Também não transmiti essa ordem. E tenho absoluta confiança de que a Abin não tomou essa iniciativa”, disse.

Regina lembrou que a informação se arrastou “como rastilho de pólvora” nas redes sociais e, por isso, talvez merecesse um inquérito ou uma apuração que resultasse em algum tipo de desmentido oficial. “O senhor não acha que é muito pouco para a população, principalmente com esse advento das redes sociais, apenas dizer que não houve? Não teve uma apuração para descobrir a origem dessa informação? Não deveria haver uma coisa mais consistente como resposta”?

O ministro respondeu que o fato de não ter havido qualquer resultado contundente da suposta “blindagem” já é uma forma de resposta. “Não há nenhuma prova para apresentar para lhe dizer eu não fiz. A Abin não fez”, insistiu. Ele queixou-se de que a situação era “perversa”, porque é difícil comprovar uma denúncia que não tem origem.

Reunião
O objetivo da audiência foi o esclarecimento de informações de uma reportagem da revista, que relatava ordem para monitoramento de autoridades. A ordem teria surgido após reunião do presidente Michel Temer com seus assessores mais próximos, incomodados com a atuação de Fachin no acordo de delação premiada dos irmãos Batista (do grupo JBS) e no âmbito da operação Lava-Jato.

O senador Jorge Viana (PT-AC) disse que é preciso esclarecer o que chamou de “episódios gravíssimos de interferência de um poder sobre o outro”. E quis saber se a Abin tinha conhecimento de que o telefone da presidenta Dilma Rousseff estava sendo monitorado judicialmente.

Jorge se referia à divulgação da conversa entre Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por parte do juiz Sergio Moro – para o senador, "a bala de prata do golpe". “Uma gravação feita fora do prazo estabelecido, um crime que impediu a nomeação de Lula como ministro e que, a meu ver, é a fonte da crise que vivemos até hoje”, sustentou.

Etchegoyen respondeu que nesta época ele não estava no governo e que, por isso, o não tinha como esclarecer.

Fonte: AsCom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática p/ concursos
Agente PRF
Quer mudar de vida?
Aulão beneficente para carreira administrativa
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
09h12 Contra fundo partidário, Elmano diz que reforma fere anseios da sociedade 09h10 Secretário assina ordem de serviço para reforma na Casa dos Conselhos 09h09 Padre tem a Hilux roubada enquanto participava de um aniversário no PI 09h07 Inscrições para Encceja vão até esta sexta-feira (18) 09h02 Vereador R. Silva protocola pedido de aumento salarial aos policiais militares 08h57 Prefeito discute estratégias para requalificação do Centro de Teresina 08h56 Saúde amplia vacinação de HPV para homens e mulheres até 26 anos 08h51 Site pornô quer produzir a terceira temporada de ‘Sense8’; 08h51 Sobe para 14 o número de mortos nos atentados terroristas da Espanha 08h49 Bruno Gagliasso recebe ação de despejo por dívida de aluguel 08h45 Criminosos atiram em PM aposentado durante assalto na Zona Sul da capital 08h34 Confira prévias do cartaz oficial de ‘Vingadores: Guerra Infinita’ 08h34 Grave acidente em rotatória da BR-316 deixa corretor de seguros morto 08h30 O Laboratório de Análise Clínicas de S. Mendes é referência em rapidez, certeza e confiabilidade. 08h16 Juliana Paes muda visual para nova fase de Bibi em 'A Força do Querer' 08h13 Colisão entre táxi e carro de passeio deixa feridos na Zona Sul da capital 08h03 Atriz Bruna Marquezine desabafa: 'Muita gente não quer nosso bem' 08h01 Transporte ilegal: PRF apreende 1.200 pássaros silvestres 08h00 Câmeras de monitoramento são instaladas na Penitenciária Irmão Guido 07h59 Campo Largo do Piauí tem representantes no Curso de Formação de Gestores Atores Municipais do PNAE 07h45 Polícia Civil apreende mais de 200kg de drogas em residência na zona sul 07h32 Escolas deverão promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais 00h48 Músico conhecido, de família humilde de S. Mendes é detido por transportar material ilícito 23h36 Prefeitura de João Costa realiza entrega de Fardamento Escolar 22h22 Idoso é assassinado com facada no pescoço em assalto no Norte do PI

Matemática Básica
Informática p/ concursos
Carreira administrativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram