180graus

Votação dos destaques - 11/08/2017 às 08h55

Comissão mantém 'distritão' em 2018 e prevê financiamento público

Votação de destaques não foi concluída por falta de quórum nesta quinta-feira

comserv
Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados

Por falta de quórum, a comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) não conseguiu concluir a votação do parecer do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP). Falta votar ainda três destaques.

O colegiado volta a se reunir na terça-feira (15). A versão que for aprovada na comissão especial ainda terá que passar por dois turnos de votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Em linhas gerais, o modelo que deve sair da comissão especial prevê o sistema distrital misto para a eleição de deputados (federais e estaduais) e vereadores, com financiamento público de campanha.

Pela proposta, será criado um fundo constitucional (Fundo Especial de Financiamento da Democracia), que receberá 0,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) da União para as campanhas eleitorais – hoje seria equivalente a cerca de R$ 3,6 bilhões. Ou seja, as eleições no Brasil passarão a ser financiadas exclusivamente pelo Orçamento federal.

Isso é uma resposta da Câmara a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2015 considerou inconstitucional o financiamento empresarial das campanhas eleitorais.

Para presidente da República, senador, governador e prefeito não haverá mudança – são eleitos os mais votados e permanecem os vices e suplentes. O relator propôs apenas mudanças na data de posse, que deixa de ser em 1º de janeiro e passa para o dia 7, no caso do presidente, e para o dia 9, no caso de governadores e prefeitos.

Dois votos
Pelo modelo aprovado na comissão, o eleitor vota duas vezes – em um candidato do distrito e no partido. Metade das vagas vai para os candidatos mais votados do distrito; e a outra será preenchida pelos partidos na forma da lista preordenada.

O sistema distrital misto vai vigorar para as eleições a partir de 2022. Para as próximas eleições, em 2018, o parecer consagrou o modelo majoritário para deputados e vereadores, o chamado “distritão.

O sistema atual é chamado de proporcional – para ser eleito, o candidato conta com os seus votos e com aqueles dados ao partido ou à coligação. No “distritão”, apenas os mais votados em cada estado ou município seriam eleitos. O relator não havia incluído o sistema em seu parecer e foi contrário ao “distritão”, que acabou aprovado na madrugada desta quinta-feira (10).

Suplente de senador
Durante a votação dos destaques, os deputados mantiveram a figura do suplente de senador. O relator da comissão havia proposto que o deputado federal mais votado do partido ou coligação do senador o substituísse nas licenças. Hoje o senador é eleito com dois suplentes.

O deputado Cacá Leão (PP-BA), cujo partido apresentou o destaque, criticou a proposta de Vicente Candido. Ele alegou que ela não é coerente, pois o certo seria chamar o candidato ao Senado mais votado logo depois do senador eleito.

Fonte: Agência Câmara

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática p/ concursos
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Agente PF
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Aulão beneficente para carreira administrativa
Últimas Notícias
09h12 Contra fundo partidário, Elmano diz que reforma fere anseios da sociedade 09h10 Secretário assina ordem de serviço para reforma na Casa dos Conselhos 09h09 Padre tem a Hilux roubada enquanto participava de um aniversário no PI 09h07 Inscrições para Encceja vão até esta sexta-feira (18) 09h02 Vereador R. Silva protocola pedido de aumento salarial aos policiais militares 08h57 Prefeito discute estratégias para requalificação do Centro de Teresina 08h56 Saúde amplia vacinação de HPV para homens e mulheres até 26 anos 08h51 Site pornô quer produzir a terceira temporada de ‘Sense8’; 08h51 Sobe para 14 o número de mortos nos atentados terroristas da Espanha 08h49 Bruno Gagliasso recebe ação de despejo por dívida de aluguel 08h45 Criminosos atiram em PM aposentado durante assalto na Zona Sul da capital 08h34 Confira prévias do cartaz oficial de ‘Vingadores: Guerra Infinita’ 08h34 Grave acidente em rotatória da BR-316 deixa corretor de seguros morto 08h30 O Laboratório de Análise Clínicas de S. Mendes é referência em rapidez, certeza e confiabilidade. 08h16 Juliana Paes muda visual para nova fase de Bibi em 'A Força do Querer' 08h13 Colisão entre táxi e carro de passeio deixa feridos na Zona Sul da capital 08h03 Atriz Bruna Marquezine desabafa: 'Muita gente não quer nosso bem' 08h01 Transporte ilegal: PRF apreende 1.200 pássaros silvestres 08h00 Câmeras de monitoramento são instaladas na Penitenciária Irmão Guido 07h59 Campo Largo do Piauí tem representantes no Curso de Formação de Gestores Atores Municipais do PNAE 07h45 Polícia Civil apreende mais de 200kg de drogas em residência na zona sul 07h32 Escolas deverão promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais 00h48 Músico conhecido, de família humilde de S. Mendes é detido por transportar material ilícito 23h36 Prefeitura de João Costa realiza entrega de Fardamento Escolar 22h22 Idoso é assassinado com facada no pescoço em assalto no Norte do PI

Informática p/ concursos
Carreira administrativa
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!

    180graus no Instagramno Instagram