180graus

Tecnologia em destaque - 18/06/2017 às 10h17

Tatuagem do MIT muda de cor quando nível de açúcar no sangue cai

A solução, feita em parceria com a Universidade de Harvard, promete facilitar a vida de diabéticos

Você no controle do Processo
comserv
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados





Foto: Vimeo/MIT Media Lab/Reprodução

Foto: Vimeo/MIT Media Lab/Reprodução

São Paulo – Pesquisadores da Universidade de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA, desenvolveram uma solução criativa que pode facilitar o dia-a-dia de quem tem diabetes. Eles fabricaram uma tinta para tatuagem que contém substâncias químicas capazes de detectar níveis de açúcar, sódio e pH no sangue.

A solução funciona da seguinte maneira: quando o açúcar no sangue aumenta, a tinta sensível ao açúcar muda de azul para marrom. No caso de aumento nos níveis de sódio, a tinta que faz a detecção do sódio fica verde sob a luz UV. Já quando os níveis alcalinos mudam, a tinta sensível ao pH muda da cor roxa para a rosa.

Chamada de DermalAbyss, a tinta monitora o fluido intersticial, um líquido que envolve as células do tecido. Tal solução é composta por açúcar, ácidos graxos, neurotransmissores, aminoácidos e até hormônios. Como o excesso do fluido é constantemente drenado pelas paredes dos capilares linfáticos, a tinta consegue fazer a detecção da quantia de açúcar, por exemplo.

“A DermalAbyss cria um acesso direto aos compartimentos no corpo e reflete processos metabólicos internos em forma de tatuagem”, explica um comunicado do MIT. Os pesquisadores ressaltam em um vídeo oficial (que você pode ver no final deste texto) que a tatuagem feita com a tinta pode ser desenhada em qualquer formato.

Até o momento, a tinta foi testada apenas na pele de porcos, animais com tecidos similares aos dos seres humanos. Várias injeções foram feitas na pele para analisar a funcionalidade e a visibilidade das substâncias químicas.

Ainda não existe uma data para o início dos testes em seres humanos. Exames clínicos em pessoas são importantes para tirar algumas dúvidas, como a reação alérgica do corpo à substância ou até mesmo o tempo de funcionamento da tecnologia.

Apesar de o projeto ser ainda muito inicial, ele promete ajudar – e muito – a vida de pessoas que sofrem com as diabetes tipos 1 e 2. Atualmente, para monitorar seus níveis de glicose, os diabéticos precisam picar o dedo com um aparelho e colocar uma gota de sangue em uma tira de teste. “Com DermalAbyss, imaginamos o futuro onde o procedimento doloroso é substituído por uma tatuagem”, afirma o comunicado do MIT.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016.

(Com informações da EXAME.com)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Teresina 165 anos
Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Quer mudar de vida?
Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Casa do Cartucho
Aux. Administrativo UFMA
Assist. Administrativo UFMA
Últimas Notícias
12h38 'Fiquei chateada, mas isso não me fere', afirma Monalysa no 'Encontro' 12h34 Governo estuda liberar saque do saldo do PIS e do Pasep para idosos; confira 12h20 Fundação de Saúde entrega cartão para beneficiários do Bolsa Família 12h20 Robert Rios é contra Lula, quer impedir vinda ao Piauí, e nada faz com a Caravana de João Henrique 12h07 Advogado Valdetário Monteiro vai substituir Norberto Campelo no CNJ 12h01 Comitê vai apurar denúncias de tortura a menores no CEM 11h39 Instituições apuram casos de tortura no 'Centro Educacional Masculino' 11h31 Projeto de música para alunos recebe doação de 121 instrumentos 11h20 Whindersson desabafa após 'posts' de ódio de piauienses: que mal fiz? 11h19 HGV recebe 133 profissionais para trabalhar como voluntários 10h54 Picos: PRF-PI aborta roubo de carga na BR-316, mas suspeitos escapam 10h54 Motorola patenteia tela de celular capaz de se regenerar; LED, Touch e LCD 10h50 Parque Lagoas do Norte recebe ação social nesta sexta-feira (25) 10h50 Casal Tatá Werneck e Rafa Vitti adotam cachorro com deficiência; tem 3 patas 10h46 Ginásio Poliesportivo de S. Mendes está em fase final de reforma e será usado pela Policia Militar 10h36 Embarcação com 70 pessoas afunda no Pará; sete corpos são resgatados 10h31 Grupo de capoeira atende mais de 80 crianças com trabalho voluntário 10h14 Governo do PI apresenta Plano Estadual de Prevenção Suicídio 10h13 Vocalista do Faith No More chegou a perder sentidos após acidente 10h09 Cantor Leonardo malha com cacho de banana e viraliza na web 10h02 Vereador Beto das Vilas solicita pavimentação para o bairro Ubatuba 09h58 Polícia prende dois suspeitos de matar travesti a facadas no Piauí 09h48 MP firmará parceria para cumprimento do Plano Nacional de Educação no PI 09h43 Anitta passa a gerenciar carreira de ex-'Rebelde' e anuncia aos fãs 09h41 PF cumpre mandados judiciais em nova fase da Operação Lava Jato

Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Matemática Básica
Assist Administrativo UFMA
Aux. Administrativo UFMA

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Ajude!
    Podium - Professor Atualidades
    Assist. Administrativo UFMA

    180graus no Instagramno Instagram

    Aux. Administrativo UFMA