180graus

Sem sucesso - 17/06/2017 às 14h26

Ministro do STF nega pedido de Aécio para que plenário decida sobre prisão






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello negou a solicitação feita ontem (16/06) pela defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) para que o pedido de prisão contra ele seja julgado por todos os 11 integrantes da Corte, em plenário, e não pela Primeira Turma, composta por cinco ministros, conforme previsto. Na decisão, Marco Aurélio considera que o "desfecho desfavorável a uma das defesas é insuficiente ao deslocamento".

Ao negar um primeiro pedido de prisão de Aécio feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro Edson Fachin, então relator do caso, mencionou a garantia constitucional do parlamentar, mas disse que, em um momento posterior, o assunto deveria ser mais bem discutido em plenário. Entretanto, após a redistribuição do processo, a pedido da defesa, o novo relator, Marco Aurélio Mello, pautou a questão para a Primeira Turma.

O advogado Alberto Zacharias Toron, que representa Aécio, pediu que o caso fosse a plenário, argumentando que o tema afeta a relação entre os Poderes, e, por isso, deveria ser analisado pela composição completa do Supremo, “diante do inegável alcance político/institucional que a controvérsia assume”.

Com o pedido indeferido, o caso segue com a Primeira Turma, que deverá analisá-lo na próxima semana. Está agendado para terça-feira (20) o julgamento de dois recursos: um do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que quer a prisão preventiva de Aécio, e outro do próprio senador pedindo que seja assegurada sua liberdade.

Para julgar a questão, os ministros deverão analisar a aplicação ao caso do Artigo 53 da Constituição, segundo o qual os parlamentares “não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável”.

Em nota, Alberto Toron diz que, na solicitação levada ao ministro Marco Aurélio, limitou-se a reiterar pedido do próprio procurador-geral da República e a orientação dada pelo ministro Fachin, que propuseram que a prisão preventiva fosse julgada pelo plenário do Supremo.

"O senador Aécio reafirma seu respeito à decisão do Ministro Marco Aurélio e a todos os integrantes da Primeira Turma e reitera estar ao dispor da Justiça para prestar todos os esclarecimentos, confiante que a correção de seus atos será comprovada", diz comunicado divulgado pela defesa do senador afastado.

Nesta semana, a Primeira Turma do STF decidiu, por 3 votos a 2, manter Andrea Neves, irmã de Aécio, presa preventivamente, ao julgar improcedente um recurso da defesa. Votaram a favor da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, enquanto o relator, Marco Aurélio Mello, e Alexandre de Moraes votaram pela soltura da investigada.

Fonte: Com informações de Agencia Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
20h26 Na Série D: River perde e dá adeus; Altos e Parnahyba avançam de fase 19h15 W. Dias tira foto com torcedores altoenses no estádio Felipão 18h39 W. Dias visita estádio Felipão em Altos e parabeniza prefeita por belo trabalho 18h16 Governador W. Dias prestigia o jogo entre Altos e Tocantins pela Série D 17h57 Porto comemora 97 anos com missa e inaugurações 17h25 Governador participa da posse do novo Bispo do município de Floriano 17h20 W. Dias visita o município de Jerumenha e autoriza retomada das obras do estádio 17h18 Motorista de HB20 perde o controle do carro, sai da pista e capota na BR-343 17h16 CTB Piauí realiza congresso em THE e define aprovação do plano de lutas 17h03 UEMA recebe as inscrições para dois Concursos com 7 vagas; veja o edital 17h03 THE: Corpo de jovem é encontrado na entrada do Albertão 16h53 PRF-PI recupera duas motocicletas tomadas de assalto em Floriano-PI 16h52 Governador W. Dias visita Guadalupe e entrega ofícios de imóveis 15h52 Após assaltar estudante, jovem é preso com duas armas de fogo no interior do PI 15h45 Morre irmão Dodô, servo do Senhor da Assembeia de Deus Santana 15h24 Ministério Público move ação penal contra ex-prefeito de Marcos Parente 15h22 População parnaibana poderá ficar 24 horas sem água nas torneiras 15h20 Prefeito Venicio do Ó visita primeiro morador de povoado e promete iluminação pública 15h05 Prefeito Venicio do Ó visita obra de quadra poliesportiva em povoado no município de Pimenteiras 14h52 Prefeito Venicio do Ó visita obra de UBS no povoado Baxio no município de Pimenteiras 14h42 Prefeito Venicio do Ó visita povoado com técnico para resolver problema de falta de eletricidade 14h16 Zona Norte de Teresina:carro capota na Avenida Poti após derrubar poste 14h09 Prefeito Venicio do Ó prestigia show de abertura da 35° Vaquejada no município 13h13 Festejos de São João Batista: Na abertura da vaquejada foi realizada procissão e missa do vaqueiro 12h41 Caminhão-tanque explode e mata pelo menos 120 pessoas no Paquistão

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional