180graus

Em sessão solene - 12/07/2017 às 16h49

Secretário da Seid é homenageado pela Apae de Piripiri

Casa do cartucho

Na manhã desta quarta-feira (12/07), o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, foi homenageado pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Piripiri por seus serviços em prol das pessoas com deficiência e, em especial, aos da Apae.

A honraria aconteceu durante uma sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, que comemorava os 25 anos de fundação da Apae de Piripiri.

Para Mauro Eduardo o trabalho na defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência é muito gratificante. “Agradeço pelo reconhecimento da luta na causa da pessoa com deficiência, muito obrigado! E reafirmo o compromisso que tenho enquanto pessoa com deficiência e gestor público de sempre buscar melhorias para a vida das pessoas com deficiência. Nosso governo tem a marca da inclusão!”, frisa o gestor.

Ele ainda fala que o Governo do Estado busca sempre descentralizar os serviços destinados às pessoas com deficiência com a finalidade de promover um acesso e a garantia de direitos dessas pessoas.

A presidente da Apae de Piripiri, Maristela Lima, explica que a homenagem é uma forma de agradecer pelo trabalho e a dedicação dos que colaboram com a APAE de Piripiri. “Fico muito feliz em poder agradecer essas pessoas que nos ajudam a proporcionar mais inclusão e igualdade!”, destaca a presidente.

Fonte: Com informações da Ascom

Luau acessível - 11/07/2017 às 09h30

Inclusão e alegria marcam o primeiro Luau Acessível do litoral piauiense

Casa do cartucho

O primeiro Luau Acessível do litoral piauiense, aconteceu nos dias 7 e 8 de julho, nas instalações do Projeto Piauí Praia Acessível, localizado na orla de Atalaia, no município de Luís Correia.

O evento promoveu lazer e diversão para as pessoas com deficiência de vários municípios do Piauí e ocorreu com muita tranquilidade e alegria. A ação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O luau fez parte da programação da temporada de férias no litoral e tem como objetivo proporcionar as pessoas com deficiência mais lazer e descontração. No sábado (08/07), pela manhã, o Piauí Praia Acessível recebeu as pessoas com deficiência para proporcionar o banho de mar assistido possibilitando que essas pessoas tenham momentos de lazer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, além de toda segurança e autonomia.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que o objetivo do luau é proporcionar um lazer acessível par todas as pessoas com deficiência. “Nosso lema é Todos pela Inclusão! E incluímos todos nesse luau. Conseguimos elevar a autoestima das pessoas com deficiência! Temos uma estrutura no Piauí Praia Acessível totalmente adaptada e adequada para receber as pessoas com deficiência”, finaliza o gestor.

Valdirene Maria, pessoa com deficiência, o luau foi muito importante para promover a inclusão. "Esse evento é um exemplo de inclusão. Foi um momento de confraternização e, também, nos unimos para comemorar muitas conquistas que já alcançamos. Foi muito bom!"

Conceição Gomes também aproveitou esses dias com muita alegria e entusiasmo. "Gostei muito! Quero que mais vezes momentos assim aconteçam", finaliza.

Fonte: Com informações da Ascom

Instituições beneficiadas - 05/07/2017 às 16h03

Seid recebe kits de informática da SeadPrev

Casa do cartucho

O secretário de Administração e Previdência (SeadPrev) Franzé Silva, fez a entrega nesta terça-feira (04/07) de kits de informática para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo. A princípio, vão ser beneficiadas dez instituições de Teresina que trabalham em prol da pessoa com deficiência. Os equipamentos vão ser distribuídos oficialmente pelo governador Wellington Dias no próximo dia (11/07), no Palácio de Karnak.

Cada kit contém data show com tela, impressora, notebook e câmera digital. Foram investidos mais de R$ 72 mil, recursos do Tesouro Estadual.

Segundo o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, a ação é fruto do Termo de Cooperação Técnica assinado entre gestores da SeadPrev, Secretaria de Educação (Seduc) e Seid, no início deste ano com o objetivo de fortalecer o funcionamento de entidades que atendem pessoas com deficiência no Estado. “Vale ressaltar que todo trâmite referente ao ato da assinatura do documento foi devidamente legalizado conforme determina a Lei”, frisou.

Para o secretário da Seid, Mauro Eduardo, os equipamentos vão facilitar o trabalho das entidades que antes ficavam impossibilitadas até de registrar as atividades desenvolvidas por falta de câmera digital. “Agora, a realidade é outra. Essas primeiras instituições beneficiadas vão poder fazer pesquisas, elaborar projetos para captação de recursos, além de divulgar com mais eficiência o que realizam em benefício de um segmento importante da sociedade”, enalteceu.

De acordo com Franzé Silva, novos kits de informática devem der entregues para entidades do interior até o final de 2017.

Modalidades de reabilitação - 04/07/2017 às 11h01

Governo do Estado vai assinar ordem de serviço para construção do CER

Casa do cartucho

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai assinar ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Parnaíba. A solenidade acontece nesta segunda (3), às 8h30, na Rua Mira Rios, entre as Ruas “D”, Rua Fausto Barros e a Estrada para o lugar Rosápolis, bairro São Vicente de Paula.

O CER IV composto por quatro modalidades de reabilitação, visual, física, intelectual e auditiva, é um serviço especializado e possui poucas unidades habilitadas no Brasil, quando comparamos ao grande número de usuários que necessitam desses serviços.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que é de extrema importância a implantação de centros em outras regiões no Piauí. "Temos o intuito de descentralizar esse tipo de atendimento no estado e assim diminuir o fluxo de pacientes que precisam se deslocar, até Teresina, por exemplo, para receberem atendimento. Com esse Centro, o Governo do Estado, mais uma vez reafirma o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência", destaca o gestor.

Mauro fala ainda que o CER de Parnaíba será a primeira unidade no território de desenvolvimento da Planície Litorânea, a oferecer os serviços nas modalidades de deficiência física,visual, intelectual e auditiva.

Atendimento

O Centro Especializado em Reabilitação oferecerá um grande leque de serviço nas modalidades de reabilitação Visual, Auditiva, Física e Intelectual. Realizando diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção a saúde no território.

Reabilitação Visual
Oferta de serviço oftalmológico para usuários, pessoas da comunidade com limitações visuais e/ou patologias oculares, pessoas com deficiência visual que precisem de laudo médico para concursos, mercado de trabalho e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Reabilitação Auditiva
Os serviços que oferecem reabilitação de pessoas com deficiência auditiva, são aqueles que podem fazer a concessão de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI). Devem garantir o melhor aproveitamento da audição residual da pessoa com deficiência auditiva, incluindo: diagnostico – consultas e exames audiológicos, seleção adaptação e concessão de AASI e terapia fonoaudiológica.

Reabilitação Física
A área de reabilitação para pessoas com deficiência motora deve envolver as seguintes especialidades: Psicologia; Fonoaudiologia, nas disfunções de linguagem e de distúrbios da motricidade oral; Terapia Ocupacional; Fisioterapia Motora; Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Aquática; Serviço Social; Avaliação e Encaminhamento para solicitação de próteses, órteses e dispositivos auxiliares não relacionadas a atos cirúrgicos, através da dispensação de equipamentos via órgãos específicos.

A Coordenadora de Saúde da Seid, Raquel Azevedo, explica que a média do número de usuários atendidos deve considerar o estabelecido para cada modalidade de reabilitação. "Na Reabilitação Auditiva o mínimo de 150 usuários/mês; na Reabilitação Física: mínimo de 200 usuários/mês; Reabilitação Intelectual: mínimo de 200 usuários/mês; Reabilitação Visual: mínimo de 150 usuários/mês. Somando uma média de 700 atendimentos por mês", fala a coordenadora.

Fonte: Ascom

Seid nos municípios - 23/06/2017 às 10h36

Seid capacita Conede do município de Buriti dos Lopes

Casa do cartucho

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direito da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) capacitaram, na manhã da última quarta-feira (21/06), os conselheiros Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município de Buriti dos Lopes.

cats4.1.png

cats4.2.png

cats4.png

Fonte: Com informações da Ascom

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Teresina 165 anos
Matemática Básica
Agente PRF
Quer mudar de vida?
Aux. Administrativo UFMA
Assist. Administrativo UFMA
Agente PF
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
09h39 CSA e Parnahyba entram em campo para jogo decisivo no pré-Nordestão 09h20 Taxa de desocupação no Piauí atinge 13,5% da população 09h18 Prefeitura apresenta Sistema Teresina Digital nesta terça-feira (22/08) 09h09 Tribunal derruba a 4ª liminar contra aumento dos combustíveis no país 09h04 Banda 'Real Som' da Bahia é atração nos festejos de São Bartolomeu em Eliseu Martins 09h02 Luciano preside reunião na Unale com membros de secretarias e comissões 08h59 Prefeitura de Miguel Alves inicia articulações para o Copão Rural 2017 08h59 Proteção às espécies ameaçadas de extinção terá reforço no País 08h51 Florentino define com TRT calendário de pagamento dos vigilantes da Sesapi 08h49 Boca da Noite em Teresina recebe As Fulô do Sertão nesta quarta (23) 08h36 Carol Castro posta novas fotos e faz declarações para a filha 08h35 Professores fizeram concurso para 40 e foram contratados para 20 horas. 08h33 Suspeito de vínculo com ataque de Barcelona é preso no Marrocos; veja 08h26 Vasco demite o técnico Milton Mendes após derrota para o Bahia 08h24 'Acidente de trem' deixa mais de 40 pessoas feridas nos Estados Unidos 08h22 Bombeiros localizam corpo de homem em rio em município no Norte do Piauí 08h05 Caio Castro relembra 'climão' com Faustão e pede abraço durante programa ao vivo 08h01 Prefeitura de Bom Jesus lança Seletivo para contratação temporária;veja edital 07h58 Relator da reforma tributária apresenta primeira versão de proposta nesta terça 07h57 Anitta inicia as gravações do clipe 'Vai Malandra' no Vidigal; assista ao vídeo! 07h47 Pronatec encerra as suas inscrições nesta terça-feira; são 500 mil vagas 07h30 Câmara poderá votar nesta terça-feira (22) as mudanças no sistema eleitoral 07h16 No Detran, Walter Alencar assina ordem de serviço para a sinalização de avenidas em Agricolândia 23h44 CBF recebe 1º Encontro Nacional dos Treinadores 23h23 Galera do ciclismo fatura no Norte e Nordeste. Piauí fica em 5º na classificação geral