180graus

Seid nos municípios - 23/06/2017 às 10h36

Seid capacita Conede do município de Buriti dos Lopes

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direito da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) capacitaram, na manhã da última quarta-feira (21/06), os conselheiros Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município de Buriti dos Lopes.

cats4.1.png

cats4.2.png

cats4.png

Fonte: Com informações da Ascom

Tópicos
Pioneira no país - 21/06/2017 às 10h39

Seid amplia serviços para atender pessoas com deficiência no Piauí

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Criada no ano de 2003 e transformada em secretaria em 2008, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa Com deficiência (Seid) faz o Piauí tornar-se referência nacional e ser modelo de gestão para outras unidades da Federação.

Sento o primeiro estado brasileiro a ter uma secretaria voltada somente para essa causa, o Piauí ganhou o Prémio Nacional dos Direitos Humanos em 2008, na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dado pela Presidência da República.

O centro Integrado de Reabilitação (Ceir), instituição voltada para atender as pessoas com deficiência auditivas, fiscais, visuais e mentais, foi usado como modelo pela Presidência da república para a criação da Rede Nacional de Reabilitação, que coordena os centros especiais de Reabilitação.

Confira os dados da Seid no Piauí

Passes Livres
As pessoas com deficiências cuja renda familiar mensal per capita seja de até um salário mínimo têm direito ao Passe Livre Cultura e ao Passe Livre Intermunicipal, ao todo mais de cinco mil pessoas foram beneficiadas com os programas.

Primeiro – Passe Livre Cultural – garante a gratuidade da entrada e acesso aos cinemas, teatros, casas de espetáculos, estádios, ginásios esportivos e locais similares. O segundo – Passe Livre Intermunicipal – garante transporte grátis em ônibus entre os municípios dentro do estado.

Projeto Passo à Frente
Criado em 2015, o projeto Passo à Frente já beneficiou mais de 3.500 pessoas através de uma carreta do Ministério da Saúde, o programa vai até os municípios piauienses, para atender as pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Eles recebem andadores, bengalas, muletas, cadeiras de rodas (adaptadas para o banho), sapato pé diabético, botas órteses e próteses.

Conselhos Municipais
Em 2016, a Seid realizou a implantação de cinco novos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDES) e capacidade dos conselheiros dos municípios de José de Freitas, União, Curimatá, Simplício Mendes e Bom Jesus. Também foram implementados outros noves COMUDES já existentes em Canto do Burití, São João do Piauí, Corrente, Esperantina, Valença, Ipiranga, Picos, Água Branca e Uruçuí.

Atendimentos
Por meio do programa Piauí Acessível, que objetiva proporcionar e garantir às pessoas com deficiência, momentos de lazer na praia, com segurança, dignidade e autonomia, bem como o banho de mar assistido de monitores. Inaugurado no ano de 2016, o Piauí Acessível já beneficiou mais de mil pessoas e tem feito parcerias com a Secretaria de Estado do Turismo e a Faculdade Maurício de Nassau.

Outras 91 pessoas também são atendidas com a equoterapia, tratamento desenvolvido por meio de parceria entre a Seid e a Polícia Militar do Piauí, no Centro de Equoterapia de Teresina. Sâo 48 praticantes no período da manhã e 53 no período da tarde. No ano de 2016, foram realizados mais de dois mil atendimentos.

Fonte: Com informações do Jornal o Dia

Por mais acessibilidade - 20/06/2017 às 10h29

Seid articula parceria para implantação de Tecnologia Assistiva no Piauí

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Na manhã desta segunda-feira (12), o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, apresentou as as instalações do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para a equipe da Mútua – Caixa de Assistência dos profissionais do CREA.

Durante a visita foi articulada uma parceria entre o Governo do Estado, a Mútua e o Instituto HandsFree para a implantação de equipamento de tecnologia assistiva conhecido como Plataforma Integrada HandsFree. Esse equipamento permite o controle do computador, automação residencial e educação à distância usando apenas o movimento da cabeça e ajuda pessoas com deficiência a terem uma melhor qualidade de vida.

Mauro Eduardo fala que a implantação desse tipo de equipamento vai ajudar as pessoas com deficiência nas diversas atividades do dia a dia. "Nossa ideia é que o Estado possa adquirir esse equipamento para as pessoas que precisam", explica o gestor. Inicialmente, a equipe de gestão do Ceir fará o levantamento de quantas pessoas precisam desse tipo de equipamento.

Marcelo Gonçalves, diretor da Mútua, explica que o equipamento incorpora várias tecnologias existentes e facilita a vida das pessoas o máximo possível. "A pessoa que possui esse equipamento pode fazer um curso a distancia, pela internet, e digitar os trabalhos a partir do comando de voz ou mexendo a cabeça", destaca.

HandsFree é um equipamento voltado para pessoas com deficiências. Moderno, de alta qualidade e de baixo custo,o equipamento é extremamente útil para quem deseja ter uma vida mais autônoma, tendo a liberdade de controlar seu próprio ambiente sem a necessidade da ajuda de outras pessoas. Com o equipamento é possível ter total controle do computador, acionar luz, controlar equipamentos eletrônicos como TV, Som, DVD, estudar a distância.

Fonte: Com informações da Ascom

Uma das primeiras do país - 19/06/2017 às 11h10

Seid desenvolve políticas para inclusão da pessoa com deficiência

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

No Piauí, a política de inclusão da pessoa com deficiência está em pleno avanço. Desde a criação da Secretaria de Estado para Inclusão das Pessoa com Deficiência (Seid), estão acontecendo ações e projetos com o intuito de garantir e defender os direitos das pessoas com deficiência e assim melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a meta é continuar promovendo a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “Trabalhamos com a descentralização dos nossos serviços para que as necessidades das pessoas com deficiência dos 224 municípios do Estado sejam atendidas. A prova disso são as ações nas áreas da educação, saúde, lazer, trabalho”, destaca o gestor.

A Seid desenvolve projetos pioneiros na área da saúde como o Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo. Esse serviço acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e funciona no Hospital da Polícia Militar, em Teresina. Tem o objetivo de ampliar o acesso qualificado às pessoas com deficiência intelectual e autismo no Sistema Único de Saúde, focado no conceito de rede de atenção e cuidados à saúde, vislumbrando o tratamento odontológico em nível terciário.
Há um ano, desde a sua implantação, o Passo à Frente já beneficiou mais de 3 mil pessoas, em mais de 40 municípios. O programa busca facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos equipamentos de órteses e próteses, cadeiras de rodas ou qualquer outro meio auxiliar de locomoção. Recentemente, o Piauí conseguiu junto ao Ministério da Saúde, mais uma carreta ortopédica. Segundo Mauro Eduardo, a carreta deve chegar até o final do mês de julho. “Com outra carreta mais pessoas com deficiência serão beneficiadas. Assim, o Governo do Estado, mais uma vez, reafirma o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”.
Centros Especializados em Reabilitação

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), viabilizam a implantação de Centros Especializados em Reabilitação no interior do Piauí. O objetivo dos Centros é atender pacientes que precisam de tratamento especializado em reabilitação, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental. Contarão com equipes multidisciplinares com atuação de fonoaudiólogo, fisioterapeutas, médicos-ortopedistas, enfermeiros, psicólogos.

No município de São João do Piauí será implantado o Centro Especializado em Reabilitação – CER II, que vai atender dois tipos de deficiência (física e visual). O Centro terá área total de 8.100 m² e será construído no Bairro Vila Foca. O projeto está no início da licitação, que será realizada pela Sesapi. De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a previsão é que até o final deste ano a obra seja iniciada.

O Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba terá sua obra iniciada nos próximos meses. Ele atenderá quatro especialidades de deficiência: auditiva, física, intelectual e visual. E terá capacidade para receber mais de 700 pacientes ao mês.

Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo sob uma abordagem interdisciplinar aplicado nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O serviço é desenvolvido pelo Esquadrão Independente de Polícia Montada (EIPMON-PMPI), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID). Parnaíba também conta com um Centro de Equoterapia.

No Piauí, a inclusão das pessoas com deficiência, através da educação, vem crescendo nos últimos anos. Segundo Mauro Eduardo todos os Centros Especializados de Educação estão passando por reforma. “As reformas são necessárias para melhorar a estrutura dos Centros. Além disso, capacitações e treinamentos são oferecidos aos profissionais”.

Lazer
Outro projeto de grande impacto social realizado pela Seid, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Faculdade Maurício de Nassau, foi a implantação do “Piauí Praia Acessível”. Esta ação tem como objetivos proporcionar e garantir às pessoas com deficiência momentos de lazer na praia, com segurança, dignidade e autonomia, bem como o banho de mar assistido, através do acompanhamento por monitores. O projeto conta com cadeiras anfíbias para locomoção na areia e banho de mar, equipamentos de acessibilidade, rampa de acesso ao mar com 70 metros, banheiros adaptados e espaço para guardar objetos dos usuários e está localizado na praia de Atalaia, município de Luís Correia.

Como uma nova etapa do Praia Acessível, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), vai realizar o “Luau Acessível”. O projeto visa desenvolver um luau a beira mar, na praia de Atalaia, onde fica o “Piauí Praia Acessível”. O evento será realizado no dia 8 de julho e oferecerá boa música, acessibilidade, segurança e conforto.

Através do Passe Livre Intermunicipal, e do Passe Livre Cultura, a SEID desenvolve uma ação continuada de garantia dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Piauí, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida e acesso a lazer, cultura, esporte e outros entretenimentos. Em 2017, já foram expedidas 1542 novas carteiras do Passe Livre Intermunicipal e 448 novas carteiras do Passe Livre Cultura, números que revelam o grande sucesso e abrangência desta ação no Estado.

SEID é uma das primeiras secretarias do país a tratar de política para pessoas com deficiência
A SEID é o órgão responsável pela proposição, articulação, monitoramento e execução de políticas públicas estaduais voltadas para inclusão das pessoas com deficiências, tendo como finalidade a promoção da sua cidadania e a defesa de seus direitos. Em 2003 foi criada como Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (CEID). Em 16 de outubro de 2008 foi transformada, pela Lei Estadual nº 117, em Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) sendo uma das primeiras secretarias no país criada para tratar da política para pessoas com deficiência.

O ano de 2017 é a consolidação da Seid com a conclusão da obra da sua sede própria. Com o prédio totalmente acessível, a pessoa com deficiência terá a sua disposição os serviços oferecidos pela Secretaria, além de contar com o funcionamento do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede – PI).

Fonte: Com informações da Ascom

11ª edição do evento - 13/06/2017 às 17h14

4 mil pessoas caminham pela acessibilidade

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Criada há 11 anos com o intuito de chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos sobre a importância da acessibilidade a XI Caminhada pela Acessibilidade aconteceu, na tarde deste sábado (10), e reuniu 4 mil pessoas na Avenida Raul Lopes.

O evento realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), pela Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e demais entidades das pessoas com deficiência do Piauí faz parte das comemorações pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência no Estado do Piauí, comemorado no dia 9 de junho.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, fala das conquistas da pessoa com deficiência' nos últimos anos. "Estamos na nossa 11 edição da caminhada. E se nós olharmos para trás muito já conquistamos, mas se olharmos para frente muita coisa ainda vamos conquistar. Há anos atrás não tinhamos um Centro Integrado de Realização (Ceir), Centro Integrado de Educação Especial (Cies), uma rede de conselhos municipais, um Conselho Estadual, uma Secretaria de Estado. Esse vamos consolidar toda a política de inclusão com a inauguração da 'casa própria da pessoa com deficiência', a sede da nossa secretaria. Esse ano nossa caminhada tem como tema: Limitados sim, incapacitados não!! Nossa limitação não nos torna incapazes de desenvolver qualquer atividade que seja compatível com nossa deficiência. Queremos ser respeitados e nossos direitos também", destaca o gestor.

cats.png

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Amparo Sousa, explica que a intenção da caminhada é conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. "Ao longo desses 11 anos podemos elencar algumas conquistas. Nós já avançamos muuito. Inclusive estamos a frente de vários estados brasileiros. Mas não podemos deixar de reconhecer que ainda temos muito pra ser feito para que tenhamos realmente uma sociedade inclusiva", disse a presidente.

A Vice-Governadora, Margarete Coelho, participou da caminhada é disse que "essa luta pela conquista de direitos vem trazendo muitos frutos. E uma luta que não tem sido em vão. Hoje no Piauí existe uma política de inclusão da pessoa com deficiência consolidada. É lindo o trabalho da Seid de levar para quem precisa equipamentos de acessibilidade".

A caminhada seguiu até o Parque Nova Potycabana, onde aconteceu apresentações artísticas e musicais.

Fonte: Com informações da SEID

Carregando, por favor aguarde...
Extensivo de Direito
CFO - MA - Vem pro Podium!
Agente Penitenciário | Vem pro Podium
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Semana de Revisão PM
Atualidades PM-PI
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
20h27 Renan Calheiros deixa liderança do PMDB e critica governo de Temer 20h14 Michel Temer indicou Raquel Dodge para chefiar PGR no lugar de Janot 19h42 Proerd será implantado nas escolas municipais de Landri Sales 19h20 Prefeita Doquinha esteve na ADH tratando da conclusão das 40 casas do Sol Nascente 2 19h09 Prefeitura de Parnaíba elabora programação de eventos e inaugurações 19h02 Deputada Liziê Coelho acompanhou prefeito de Redenção do Gurgueia em visita 18h59 Pacientes do Caps AD III têm documentos de identidade expedidos em Parnaíba 18h43 Prefeitura de Santa Cruz do Piauí assinou Termo de Cooperação com a Saúde do Estado 18h31 Deputado Georgiano e secretário Fábio Xavier tratam de melhorias para Simões 18h31 Campanha Educativa da Secretaria de Politica para as Mulheres 18h26 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 18h11 Relator encaminha denúncia contra Temer para Presidência do Supremo 18h05 STF analisará ação que pede liberação de candidatos sem partido 17h59 Curso de defesa pessoal para mulheres em Teresina ensina técnicas de proteção 17h54 Prisões provocaram a queda de 18% nos roubos de veículos em Teresina 17h52 Selo 'Justiça em Números' passa a ser obrigatório aos tribunais de todo Brasil 17h42 Escola Roland Jacob será reformada na cidade de Parnaíba 17h33 Noite Católica anima terceiro dia da Semana Cultural de Água Branca 17h31 Sérgio Marone e Juliana Martins encenam peça no Teatro 4 de Setembro 17h30 Transporte de órgãos para transplante aumentou 35% no primeiro trimestre deste ano 17h28 UESPI e Sindicato dos Trabalhadores Rurais são arrombados de Campo Maior 17h23 Prefeitura realiza realiza Pré- Conferências preparatórias de Saúde 17h22 Seleção Brasileira Master de Futebol se apresenta em Amarante neste domingo (02/07) 17h16 Festival junino começa nessa sexta-feira dia (30/06) 17h13 'Noite Junina' será realizado na próxima sexta-feira em Alto Longá