180graus

Maçonaria - 13/08/2017 às 11h47

Maçonaria não é dinastia e nem monarquia

FOTO A ARTE IMITA A VIDA.jpg

"A ARTE IMITA A VIDA"

O Brasil, enquanto nação, tem a seguinte configuração em seu ordenamento jurídico:

Regime, Democracia;
Forma de Governo, República e
Sistema de Governo, Presidencialismo.

As principais características da democracia são: a igualdade, a liberdade e o estado de direito. A república caracteriza-se pela eletividade e temporalidade do governante no poder. O presidencialismo preconiza a tripartição dos poderes: executivo, legislativo e judiciário. O executivo é exercido pelo Presidente da República, com funções de chefe de governo e de chefe de estado, eleito pelo povo, de forma direta ou indireta.

A Maçonaria brasileira, enquanto Organização não Governamental, segue a mesma estrutura.

Trilha por um regime democrático, com ênfase na igualdade, na liberdade e na obediência às normas institucionais. Assemelha-se à república na prática de eleição livre de seus dirigentes, pelo corpo maçônico, com mandatos por tempo determinado, a partir do Grão-Mestre.

O sistema é igualmente tripartite, sendo o Grão-Mestre o chefe do executivo e autoridade mor na jurisdição da Obediência que representa.

É permitida a reeleição por um mandato. A partir daí, o Grão-Mestre passa a ser o magistrado da sucessão, sem preferência por candidato, conferindo tratamento isonômico e igualitário a todos, sob pena de macular o pleito e comprometer a ética.

Todo maçom na plenitude de seus direitos, que tiver exercido a presidência de uma Loja (Venerável) e contar com o mínimo de 33 anos de idade civil, poderá pleitear o comando da Instituição e do seu adjunto. É licita e salutar a pluralidade de candidatos, visto que proporciona maior opção de escolha pelos eleitores, por meio de sufrágios diretos e secretos.

A legislação eleitoral é sábia ao vedar que o soberano e seu substituto sejam sucedidos por parente até o 2º grau, como forma de evitar o encastelamento no poder.

Nas eleições diretas cada Loja maçônica se constitui em sessão eleitoral autônoma e independente, sob a presidência do respectivo Venerável (art. 31, do Código Eleitoral), proibida, portanto, a realização de sessão conjunta, com captação de votos em urna única.

A lei eleitoral obedece ao princípio da anterioridade, não podendo sofrer quaisquer alterações para vigência antes de um ano da data programada para a realização do próximo pleito.

Em 2018 será o ano das mudanças.

O Grande Oriente do Brasil, por exemplo, já tem candidato a Grão-Mestre Geral, com o seguinte slogan para um Novo-GOB:

FOTO SLOGAN SEJA O VENTO QUE ESPALHA A MUDANÇA.jpg

 

Maçonaria - 10/08/2017 às 08h50

Maçonaria: luto na academia

Com imenso pesar registramos o falecimento prematuro, às 22h00 dessa terça-feira (8), da dama acadêmica Mara Lúcia Boavista de Morais Araújo Martins Bringel (52), esposa de José de Jesus Martins Bringel, membro da Academia Piauiense de Mestres Maçons.

A direção e os afiliados da Agremiação expressam profundas condolências à família enlutada.

Para recordar, exibimos foto do casal em momento solene da Academia, em 11.11.16.

FOTO CASAL JESUS BRINGEL E MARA.jpg

(No destaque: casal Jesus Bringel e Mara Lúcia)

Tópicos
Maçonaria - 04/08/2017 às 11h24

Maçonaria: festa de retorno na “Costa Araújo”

Cumprido o recesso regimental de julho, a Loja maçônica “Costa Araújo nº 3”, de Campo Maior (GL), retoma nessa 4ª feira (2), em grande estilo, as atividades do segundo semestre com a realização de uma concorrida Sessão Magna, consagrada ao reingresso dos Obreiros Genilson Rodrigues Teixeira e Luís Carlos Martins Alves.

A efeméride foi oficiada pelo laborioso Venerável Joaquim Gomes de Mesquita e equipe.

Na oportunidade os Diretores da Academia Piauiense de Mestres Maçons Ernâni Napoleão Lima e José Narciso do Monte, que também integram o quadro da Loja, prestaram uma histórica homenagem ao confrade Luís Carlos, destacando as virtudes de sua trajetória da vida.

Narciso (foto) fez um relato circunstanciado da exitosa trajetória maçônica do homenageado, ao longo de 40 anos, desde a sua iniciação, em 05.03.1977, até os nossos dias.

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC NARCISO.jpg

(O relatório de Narciso)

Ernâni Napoleão discorreu sobre a competência e habilidades profissionais de Luís Carlos no âmbito profano.

Túnel do tempo

FOTO INICIAÇÃO LUIS CARLOS E ZENEIVA LOJA COSTA ARAÚJO I.jpg

(Destaques da memória da Iniciação, em 05.03.77, na "Costa Araújo": (D) Luís Carlos; (E) José Carvalho Neiva).

Senhores do destino:

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LCA COM NARCIAO E J GOMES.jpg

(Foto emblemática: Luís Carlos ladeado por Veneráveis do passado e do presente. (E) José Narciso do Monte, Presidente da sessão de sua Iniciação; (D) Joaquim Gomes de Mesquita, Oficiante da cerimônia de Filiação - O Retorno)

Além da profícua atuação inicial na "Costa Araújo" durante 5 anos (1977/1982), Luis Carlos participou de heroico e construtivo trabalho na Loja "Monges do Tibete nº 25", de Teresina, da qual foi um dos seus fundadores, pelo longo período de 34 anos (1982/2016).

FOTO LUIS CARLOS LMT.jpg

(Registro de convivência na "Monges")

Em complemento às ações templárias, sempre teve marcante participação em empreendimentos para-maçônicos. Destaque na fundação da Academia Piauiense de Mestres Maçons, em 13.11.2010.

FOTO FUNDADORES DA APMM DESTAQUE L CARLOS.jpg

(Fundadores da Academia)

A seguir, registros do ato fraternal da Filiação, seguido de jantar comemorativo.

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC DISCURSO.jpg

(Luis Carlos faz um empolgante discurso enaltecendo os ensinamentos éticos e morais que a Maçonaria proporcionou para a sua formação cidadã. Citou nominalmente os Mestres Maçons das 3 Lojas de Campo Maior, ressalvando eventuais lapsos de memória, que serviram de exemplo para a sua vida maçônica, hoje um sentimento raro em termos de reconhecimento).

Maçons da Loja, damas maçônicas e convidados que prestigiaram a festa.

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO I.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO II.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO III.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO IV.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC DAMAS.jpg

 

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO VI.jpg

 

 

 

 

 

Tópicos
Maçonaria - 27/07/2017 às 15h14

Maçonaria: reconhecimento de mérito

Maçons do Piauí ganham visibilidade junto à XLVI Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, realizada na Cidade Maravilhosa no período de 08 a 12.07.17.

Mérito para quem merece. A Grande Loja do Estado do Rio de Janeira, anfitriã do evento, concedeu ao Past-Grão-Mestres Adjunto Osvaldo Pierotti o troféu de Grande Colaborador em reconhecimento ao edificante trabalho de organização e condução da expressiva delegação do Piauí.

Além do troféu, Pierotti foi agraciado com uma coleção de obras literárias editadas sob os auspícios daquela Obediência maçônica.

FOTO PIEROTTI E BEBETA.jpg

(Pierotti, o homenageado)

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Informática p/ concursos
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Agente PRF
Agente PF
Aulão beneficente para carreira administrativa
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
09h12 Contra fundo partidário, Elmano diz que reforma fere anseios da sociedade 09h10 Secretário assina ordem de serviço para reforma na Casa dos Conselhos 09h09 Padre tem a Hilux roubada enquanto participava de um aniversário no PI 09h07 Inscrições para Encceja vão até esta sexta-feira (18) 09h02 Vereador R. Silva protocola pedido de aumento salarial aos policiais militares 08h57 Prefeito discute estratégias para requalificação do Centro de Teresina 08h56 Saúde amplia vacinação de HPV para homens e mulheres até 26 anos 08h51 Site pornô quer produzir a terceira temporada de ‘Sense8’; 08h51 Sobe para 14 o número de mortos nos atentados terroristas da Espanha 08h49 Bruno Gagliasso recebe ação de despejo por dívida de aluguel 08h45 Criminosos atiram em PM aposentado durante assalto na Zona Sul da capital 08h34 Confira prévias do cartaz oficial de ‘Vingadores: Guerra Infinita’ 08h34 Grave acidente em rotatória da BR-316 deixa corretor de seguros morto 08h30 O Laboratório de Análise Clínicas de S. Mendes é referência em rapidez, certeza e confiabilidade. 08h16 Juliana Paes muda visual para nova fase de Bibi em 'A Força do Querer' 08h13 Colisão entre táxi e carro de passeio deixa feridos na Zona Sul da capital 08h03 Atriz Bruna Marquezine desabafa: 'Muita gente não quer nosso bem' 08h01 Transporte ilegal: PRF apreende 1.200 pássaros silvestres 08h00 Câmeras de monitoramento são instaladas na Penitenciária Irmão Guido 07h59 Campo Largo do Piauí tem representantes no Curso de Formação de Gestores Atores Municipais do PNAE 07h45 Polícia Civil apreende mais de 200kg de drogas em residência na zona sul 07h32 Escolas deverão promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais 00h48 Músico conhecido, de família humilde de S. Mendes é detido por transportar material ilícito 23h36 Prefeitura de João Costa realiza entrega de Fardamento Escolar 22h22 Idoso é assassinado com facada no pescoço em assalto no Norte do PI