180graus

Todos por um Estado laico - 18/06/2017 às 12h26

Com 19 trios elétricos, Parada LGBT de SP reunirá 3 milhões de pessoas






Casa do cartucho

Com o tema “Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei. Todas e todos por um Estado laico”, ocorre hoje (18), em São Paulo, a 21ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), mais conhecida como Parada Gay. A estimativa dos organizadores é que cerca de 3 milhões de pessoas participem do evento.

A concentração, que já reúne milhares de pessoas, ocorre desde as 10h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, região central da cidade, onde 19 trios elétricos vão se encontrar para percorrer a avenida em direção à Rua da Consolação. O percurso é de aproximadamente 3,5 quilômetros. De lá, os participantes seguem para o Vale do Anhangabaú, com os shows de encerramento da cantora Tâmara Angel e de artistas LGBT.

A jovemTamis Mesquita, de 19 anos, pegou carona de caminhão para chegar a tempo da parada. A carioca, que atualmente mora em São Lourenço, no sul de Minas Gerais, disse que o tema da parada este ano tem tudo a ver com sua história de vida desde que assumiu para a mãe que é lésbica. "Fui expulsa de casa por uma mãe muito religiosa há um mês e meio, ela não me aceitou. Estou me sentindo em casa [na parada], precisava vir pra cá, me sentir bem e ver que pessoas que como eu passam pela mesma situação."

Augusto Simões Ferro, também de 19 anos, veio de Santos. "É a primeira vez que venho na parada e espero que o protesto seja bom, que afete as pessoas".

Também pela primeira vez na parada, a bissexual Bianca Figueiredo Gonçalves, de 17 anos, espera que as pessoas entendam o sentido da parada. "Espero que as pessoas se conscientizem, por mais que o mundo tenha ficado mais tolerante ainda não mudou muito, as pessoas ainda têm muito preconceito".

Trânsito

A Avenida Paulista está interditada desde as 10h, no sentido Paraíso/Consolação. A partir das 12h, a Rua da Consolação será bloqueada em ambos os sentidos. Haverá ainda bloqueios em diversos pontos próximos à Paulista. Para saber a situação das vias próximas, acesse cetsp.com.br.

A recomendação é que o público use o transporte público. A melhor opção é ir de metrô e descer na estação Trianon-Masp (linha 2 verde). Já as linhas de ônibus que atendem a região devem ter alterações em seus itinerários utilizando caminhos alternativos. O site da SPTrans (sptrans.com.br) mostra as mudanças.

Segurança

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) fazem a segurança do evento. A Delegacia de Crimes de Intolerância (Decradi) também está de prontidão caso ocorra algum durante o evento.

O trajeto conta com pontos de apoio com atendimento médico, bombeiro, PM e ambulância, além do auxílio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) através do monitoramento com câmeras de segurança. Aproximadamente 700 banheiros químicos estão disponíveis ao longo do percurso.

A 21ª Parada é organizada pela Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBT/SP) e a Prefeitura de São Paulo. Os trios elétricos são patrocinados por instituições e empresas que apoiam o movimento LGBT, o combate e o fim da discriminação étnica, por sexo ou gênero.

Fonte: Agencia Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática p/ concursos
Agente PRF
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Aulão beneficente para carreira administrativa
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
20h33 Prefeitura de Cocal promove curso “Como Conduzir Negociações Eficazes” 18h28 Assistência Social de Água Branca reinicia atividades do Projeto Nascer Saudável 18h03 "Firmino Filho coloca a Câmara de joelhos, se Doria receber o título será uma imposição do prefeito" 17h48 Estado Islâmico assume autoria de ataque que deixou feridos na Rússia 17h19 'Radar' diz que Dilma foi convidada para concorrer ao Senado pelo Piauí 17h14 Caçadores suspeitos de matar vigia de parque são detidos 17h02 Orquestra Sinfônica fará apresentação no 'Parque da Cidadania' domingo, 20 17h01 Guarda Municipal de Teresina encontra menor de idade desaparecida; detalhes 16h39 Serra da Capivara: Ministro divulga nota de pesar por morte de vigilante 16h31 Incêndio atinge residência e destrói carro que estava na garagem; fotos 16h31 TJ-PI deve realizar cerca de 500 audiências durante esforço concentrado 16h18 Simone Castro participa do Criança Esperança direto do Rio de Janeiro 16h05 Prefeitura de Pedro Laurentino divulga as atrações do festejo do Bom Jesus 15h54 Gilmar Mendes derruba decisão de juiz e manda soltar Jacob Barata 15h13 Ex-prefeito no PI é condenado e fica sem direitos políticos por cinco anos 15h09 Lei no Piauí proíbe corte de água e energia antes de feriado e final de semana 15h00 Começou ontem o Sétimo festival da Melancia em Alto Longá. 14h58 MP alerta para porte indiscriminado de armas brancas na cidade de Parnaíba 14h26 Advogadas lançam livro no TJ-PI sobre inquietações do universo feminino 14h05 Monalysa disputa hoje o Miss Brasil 2017 e pode fazer história pelo Piauí 13h50 Jovem é executado dentro de casa na zona Leste de THE 12h21 Curiosidade: Saiba qual é a frequência sexual média para cada idade 12h19 Henrique e Juliano levam susto com pane em avião: 'Encheu de fumaça' 12h03 Plenário do Senado votará mudança no registro de nascimentos 11h48 Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis

Informática p/ concursos
Carreira administrativa
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Vem pro Podium!
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram