180graus

Consulta feita pela Internet - 25/06/2017 às 10h31

ProUni: Resultado da lista de espera será divulgado nesta segunda (26/6)

Imagem: Reprodução/Internet

Imagem: Reprodução/Internet

Antonio das Neves - Peritos Associados
Imagem: Reprodução/Internet

Imagem: Reprodução/Internet

comserv

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2017 será divulgado nesta segunda-feira (26). O programa concede ao estudante direito à bolsa em instituições privadas do ensino superior.

De acordo com o Ministério da Educação, a concessão do benefícios está condicionada à exigências como participação regular e aprovação do estudante ao longo do período letivo.

Os candidatos pré-selecionados devem consultar o resultado na página do programa na Internet, na Central de Atendimento (0800-616161), e nas instituições educacionais participantes do programa.

Entre os dias 26 a 30 de junho, o estudante deve procurar a instituição de ensino para a qual pré-selecionado a fim de comprovar as informações prestadas na inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará automaticamente a reprovação do candidato.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

Com 935.550 inscritos - 25/06/2017 às 10h10

Convocação da lista de espera do Sisu terá início nesta segunda-feira (26/06)

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A convocação dos candidatos da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017 terá início nesta segunda-feira (26/06). Segundo o Ministério da Educação, a convocação dos estudantes será feita pelas instituições de ensino.

A segunda chamada é aberta aos candidatos que não foram selecionados na primeira fase ou que foram aprovados apenas para a segunda opção de curso. O Sisu é um sistema gerenciado pelo MEC, no qual são oferecidas oportunidades para estudantes que prestaram o Exame Nacional do ensino Médio (ENEM).

Nesta edição do Sisu, o número de inscritos somou 935.550 mil pessoas, 64,2 mil a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.

Fonte: Portal Brasil

Confira aqui algumas propostas - 24/06/2017 às 17h11

Prazo da Base Nacional para alfabetização de crianças pode ser revisto pelo CNE

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deverá ser analisada até o fim do ano pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), após receber contribuições por meio de audiências públicas e conversas com especialistas. Um dos pontos polêmicos que poderá ser modificado pelo CNE é o relativo à antecipação da alfabetização das crianças no Brasil.

A Base prevê que as crianças deverão ser capazes de ler e escrever até o 2º ano do ensino fundamental, geralmente aos 7 anos. Mas as diretrizes curriculares vigentes atualmente apontam que o período da alfabetização deve ser organizado pelas escolas até o 3º ano do ensino fundamental. Esse também é o prazo previsto no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que prevê que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.

O presidente da comissão do CNE responsável pela análise da Base Nacional Comum Curricular, César Callegari, diz que esse tema certamente será debatido pelo conselho, que poderá ou não rever a mudança. “O CNE é um órgão colegiado, e a gente só toma decisão pelo voto da maioria, independente da opinião de cada um individualmente”, disse Callegari à Agência Brasil.

Callegari explica que a antecipação do prazo para que as crianças estejam alfabetizadas poderá refletir no desempenho dos alunos, especialmente os do 3º ano do ensino fundamental, onde já há taxas maiores de reprovação. “Mesmo com um tempo grande, ainda tem muitas dificuldades de aproveitamento dos estudos por parte das crianças. Diminuir esse tempo pode levar inclusive a aumentar essa taxa de insucesso”, calcula.

Ao entregar o texto da Base Nacional Comum Curricular ao CNE, em abril, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que a antecipação da alfabetização gera mais equidade, principalmente para crianças de famílias pobres. “A classe média, por exemplo, consegue ter a criança alfabetizada numa idade anterior à média das escolas públicas. À medida que geramos essas diretrizes pela fixação desse comando na BNCC, estamos assegurando o mesmo direito a todas as crianças. A boa alfabetização é a chave do sucesso para toda a vida educacional de crianças e jovens”, ressaltou o ministro.

O CNE vai receber contribuições da sociedade até o dia 11 de setembro, quando termina o ciclo de audiências públicas que serão realizadas nas cinco regiões do país para discutir a BNCC. Depois disso, o texto passará por uma comissão do CNE, que dará um parecer a ser apreciado pelo pleno do conselho, formado por 24 membros.

Após aprovação da Base pelo CNE, o documento ainda deverá ser homologado pelo ministro da Educação. Callegari defende que o texto final seja feito de forma consensual, para evitar atrasos na implementação. “Temos que deixar de lado diferenças menores em nome do interesse maior dos estudantes brasileiros e tentar produzir um texto que tenha forte chance de ser homologado pelo ministro da Educação”, diz o conselheiro.

(Com informações da Agência Brasil)

Ao todo são ofertadas 20 vagas - 23/06/2017 às 13h01

Uespi abre inscrições para curso de extensão em Inglês Instrumental

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina, abriu processo de seleção para curso de extensão em Inglês Instrumental. As inscrições serão realizadas de 23 a 28 de junho, na sede da própria DRI. Ao todo, são ofertadas 20 vagas.

O programa, ministrado pela professora Maria Eldelita Franco Holanda, terá carga horária de 45h, iniciando com aula inaugural dia 30 de junho. As aulas serão realizadas às terças-feiras, das 8h às 10h, e às sextas-feiras, das 8h às 11h40. A maior parte das vagas são distribuías na seguinte ordem:

5 vagas para professores;
5 vagas para comunidade em geral;
10 vagas para alunos

Os estudantes interessados em participar devem apresentar, no ato da inscrição, cópia de comprovante de matrícula e do RG. Os demais deverão apresentar cópia do RG, ambos preencherão o formulário de inscrição disponibilizado na sede da DRI, Campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, próximo a sala de leitura.

Fonte: Com informações da Ascom/UESPI

Projeto é referência nacional - 23/06/2017 às 08h00

Evasão diminui nas escolas do Piauí após um projeto inovador da Seduc

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A evasão escolar na rede pública estadual do Piauí caiu 7% em três anos graças a uma tecnologia implantada pela Secretaria Estadual de Educação que estabelece um controle informatizado da presença dos alunos e um relatórios que os pais têm acesso em tempo real.

Integrando consultoria tecnológica e pedagógica de acompanhamento escolar, o sistema Mobieduca.me traz grandes benefícios para a educação no estado, combatendo a evasão escolar e o bullying.

Atualmente 250 mil alunos do Piauí são monitorados em 407 escolas estaduais que receberam a tecnologia e o resultado também reflete no desempenho dos alunos.

d92eca23e3_media_large.jpg

Cada estudante recebe uma carteira com código de barras que registra a presença ao entrarem na escola e há a liberação da carteira ao final da aula. Os pais são informados imediatamente em caso de falta.

"O Mobieduca.me é uma ferramenta fundamental para a gestão escolar, tanto que nas escolas que a possuem, houve a diminuição de 75% de evasão dos alunos. Outro ponto de destaque é a integração entre escola, família e comunidade, a queda na infrequência de professores e gestores, entre tantos outros benefícios", afirma a secretária Rejane Dias.

d4a5cefcbf_media_large.jpg

Alguns fatores de sucesso do Mobieduca.me estão relacionados ao baixo custo de manutenção dos equipamentos e serviços; a utilização de infraestrutura existente na escola, sem necessidade de reformas ou adaptações e a utilização de recursos humanos existentes na unidade, com necessidades de treinamento mínimo.

2daf1fb2e1_media_large.jpg

Fonte: Com informações da assessoria

Carregando, por favor aguarde...
CFO - MA - Vem pro Podium!
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
12h14 Carro vai parar debaixo de caminhão baú e condutor morre 12h07 Dia Estadual do Orgulho LGBT será comemorado na quarta-feira (28) 12h01 Dupla executa homem com vários tiros de pistola no Piauí 11h43 Vice Prefeito de Parnaíba se filia ao PSC e quer ser Deputado Estadual 11h22 Governador decreta emergência no Porto das Barcas 11h20 Mães de alunos do Cidade Olímpica Educacional participam de oficinas de Artesanato 10h58 Preso por tentativa de roubo é levado para delegacia semi nú 10h51 Família carente pede ajuda para garoto com paralisia 10h43 Seleção de Judô é convocada para o Campeonato Pan-Americano da Base 10h31 ProUni: Resultado da lista de espera será divulgado nesta segunda (26/6) 10h29 Arraia da Escola Aliança do Gurguéia 10h20 Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 6 milhões no próximo sorteio 10h20 Dois são presos pela polícia com motos tomadas de assalto m PHB 10h17 Proposta que reduz idade mínima para governador está na pauta do plenário 10h13 Cerveja pode ser mais eficaz que paracetamol no alívio da dor 10h12 Senado deve votar regime simplificado de prestação de contas nos municípios 10h10 Convocação da lista de espera do Sisu terá início nesta segunda-feira (26/06) 10h09 Cientistas apostam em vírus para combater superbactérias 10h05 Amamentação reduz risco de doenças cardíacas em até 18% 10h00 Atletismo: Piauiense vence prova de 800 m e é campeão brasileiro Sub 18 09h56 Campeonato Brasileiro: última rodada define os classificados neste domingo 09h55 Homem é detido pela polícia por porte ilegal de arma de fogo no interior do PI 09h48 Programa de estágio na Caixa abre as inscrições para nível médio e técnico 09h36 Colisão entre moto e caminhão pipa deixa uma pessoa morta na PI-143 09h29 Iris Stefanelli e o ex-BBB Marcos Harter são flagrados juntos