180graus

Câmara Federal - 19/08/2017 às 11h47

Comissão vai discutir se ricos devem pagar por universidades públicas

Casa do cartucho

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai discutir na terça-feira (22) se os ricos devem pagar para estudar em universidades públicas.

O debate começa às 10 horas, no plenário 10, e estará aberto ao público por meio do canal e-democracia, no portal de internet da Câmara dos Deputados.

A iniciativa do debate é do presidente do colegiado, deputado Caio Narcio (PSDB-MG). Ele parte do princípio de que a educação brasileira está em crise, evidenciada, entre outros fatores, pela defasagem entre investimentos nos ensinos básico e superior.

Outro aspecto da crise seria o que o deputado chama de "dicotomia", que leva a um grande número de alunos de renda familiar elevada matriculados em universidades públicas. "Nós temos uma pirâmide invertida no que se refere ao financiamento: temos, no ensino superior, um investimento que, por vezes, chega a ser três maior do que o da educação básica. Quer dizer que se tem uma formação na alfabetização e nos primeiros anos de escola totalmente prejudicada, com professores mal qualificados e mal remunerados. Depois, a gente observa que existe uma dicotomia na educação superior no Brasil: quem tem dinheiro está estudando de graça e quem não tem está pagando para estudar na [faculdade] privada porque não consegue ter acesso ao ensino gratuito."

Para Caio Narcio, uma pessoa que seja muito rica não pode estudar de graça. “Na minha concepção, essa pessoa precisa pagar a universidade e esse dinheiro pode ajudar tanto na ampliação de vagas para quem ainda não tem acesso quanto na compensação do ensino básico. Acho que a gente deve ter a coragem de enfrentar esse assunto, porque não é razoável que um cara pare uma BMW e vá estudar na universidade pública de graça."

Convidados
Para debater o tema, a Comissão de Educação convidou a atual e a ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Marianna Dias e Carina Vitral, além do coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Patroca Kataguiri.

Também foram chamados o professor, advogado e presidente da Comissão de Direito Econômico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Fernando Prudente do Amaral; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Andréa Barbosa Gouveia; o diretor Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), José Janguiê Bezerra Diniz; e o professor da Instituição de Ensino Superior em São Paulo (Insper) e da Universidade de São Paulo (USP) Naercio Menezes.

Fonte: Agência Câmara

Vai até terça-feira, dia 22 - 19/08/2017 às 11h44

MEC prorroga o prazo de inscrições para cursos técnicos do 'Pronatec'

Imagem: Reprodução/Internet

Imagem: Reprodução/Internet

Casa do cartucho

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até terça-feira (22) o prazo de candidatura ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Oferta Voluntária, que terminaria hoje. São oferecidas mais de 500 mil vagas gratuitas, tanto presenciais, quanto a distância, em cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica.

Podem se candidatar todos os cidadãos brasileiros com mais de 15 anos. Os cursos, com duração mínima de 160 horas, são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária, e englobam as mais diversas áreas.

Após efetivar a inscrição online, o candidato deverá validar a matrícula entre os dias 28 de agosto e 22 de setembro, no site da Instituição que ofertará o seu curso. As aulas terão início a partir de 28 de agosto.

(Com informações da Agência Brasil)

Saiba como participar - 18/08/2017 às 16h53

Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro

Casa do cartucho

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece, gratuitamente, curso básico a distância sobre orçamento público. As inscrições podem ser feitas no portal da Enap até 27 de outubro.

As aulas vão ocorrer de 31 de outubro até 27 de novembro, com carga horária de 30 horas. O curso pretende apresentar, a funcionários públicos e qualquer cidadão interessado, o assunto de uma forma mais simples, com linguagem clara.

Além do computador, as aulas podem ser vistas também em tablets e smartphones, facilitando ainda mais o acesso.

Há ainda atividades extras, on-line, que acompanham as aulas, e que são corrigidas automaticamente. Não há tutoria, e o estudante pode organizar o ritmo de estudo de forma mais cômoda.

Segundo a Escola, é recomendada dedicação de sete horas e meia por semana para que os objetivos do curso sejam atingidos. O aluno deve ter aproveitamento de 60% do curso para ser considerado concluinte.

Fonte: Portal Brasil

Período para recurso: 21 e 22 - 18/08/2017 às 13h02

Seduc-PI divulga o resultado parcial de seletivo para área contábil; veja a lista!

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) torna público o resultado parcial da análise de títulos do teste seletivo para técnico de nível superior - área contábil.

O período para interposição de recursos é de 21 a 22 de agosto e a solicitação de revisão da análise de currículo deve ser feita obrigatoriamente online, no site da Seduc.

CONFIRA O RESULTADO PARCIAL

TERMO ADITIVO QUE ALTERA O CRONOGRAMA

Fonte: Com informações da CCOM

Provas fornecem certificado - 18/08/2017 às 09h07

Inscrições para Encceja vão até esta sexta-feira (18)

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Casa do cartucho

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terminam nesta sexta-feira (18). Interessados podem se candidatar pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Marcadas para 22 de outubro, as provas serão aplicadas em 564 municípios de todo o País. Com a idade mínima de participação em 15 anos para certificados de ensino fundamental e 18 para ensino médio, o exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada.

Quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação fazem parte do exame. Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve completar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep

Carregando, por favor aguarde...
Informática p/ concursos
Agente PRF
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Matemática Básica
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Casa do Cartucho
Aulão beneficente para carreira administrativa
Últimas Notícias
20h33 Prefeitura de Cocal promove curso “Como Conduzir Negociações Eficazes” 18h28 Assistência Social de Água Branca reinicia atividades do Projeto Nascer Saudável 18h03 "Firmino Filho coloca a Câmara de joelhos, se Doria receber o título será uma imposição do prefeito" 17h48 Estado Islâmico assume autoria de ataque que deixou feridos na Rússia 17h19 'Radar' diz que Dilma foi convidada para concorrer ao Senado pelo Piauí 17h14 Caçadores suspeitos de matar vigia de parque são detidos 17h02 Orquestra Sinfônica fará apresentação no 'Parque da Cidadania' domingo, 20 17h01 Guarda Municipal de Teresina encontra menor de idade desaparecida; detalhes 16h39 Serra da Capivara: Ministro divulga nota de pesar por morte de vigilante 16h31 Incêndio atinge residência e destrói carro que estava na garagem; fotos 16h31 TJ-PI deve realizar cerca de 500 audiências durante esforço concentrado 16h18 Simone Castro participa do Criança Esperança direto do Rio de Janeiro 16h05 Prefeitura de Pedro Laurentino divulga as atrações do festejo do Bom Jesus 15h54 Gilmar Mendes derruba decisão de juiz e manda soltar Jacob Barata 15h13 Ex-prefeito no PI é condenado e fica sem direitos políticos por cinco anos 15h09 Lei no Piauí proíbe corte de água e energia antes de feriado e final de semana 15h00 Começou ontem o Sétimo festival da Melancia em Alto Longá. 14h58 MP alerta para porte indiscriminado de armas brancas na cidade de Parnaíba 14h26 Advogadas lançam livro no TJ-PI sobre inquietações do universo feminino 14h05 Monalysa disputa hoje o Miss Brasil 2017 e pode fazer história pelo Piauí 13h50 Jovem é executado dentro de casa na zona Leste de THE 12h21 Curiosidade: Saiba qual é a frequência sexual média para cada idade 12h19 Henrique e Juliano levam susto com pane em avião: 'Encheu de fumaça' 12h03 Plenário do Senado votará mudança no registro de nascimentos 11h48 Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis