180graus

Idoso - 19/06/2017 às 08h57

III Encontro de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa será realizado na terça-feira (20)

O Brasil tem envelhecido. De acordo com pesquisa do IBGE, na Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do ano passado, análise anual das condições de vida do brasileiro, a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade cresceu em comparação a média mundial: saiu de 9,8% para 14,3%, entre 2005 e 2015.

No entanto, na contramão do envelhecimento da população e da consequente efetivação dos direitos fundamentais das pessoas idosas, este segmento ainda sofre violências das mais diversas formas. No Piauí, por exemplo, o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi), da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), recebe cerca de 30 denúncias mensais. Os tipos de violência mais comuns são abuso físico, maus tratos, abuso psicológico, abandono e abuso financeiro.

E para promover reflexões e debates a respeito dessas condições por quais muitas pessoas idosas passam, a Sasc realizará, na terça-feira (20), às 8h, no auditório de sua sede, em Teresina, o III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, oportunidade de articulação para debater e alinhar políticas públicas para a população idosa. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, que foi comemorado no dia 15 de junho.

Participarão do encontro representantes dos municípios piauienses, da OAB, Defensoria Pública, dos Conselhos estaduais e municipais, dentre outros. A Defensora Pública Sarah Miranda, do Núcleo de Defesa do Idoso da Defensoria Pública do Piauí, será uma das palestrantes. Além dela, outras autoridades como o ex-deputado federal e atual coordenador estadual da Coordenação Mais Vida com Cidadania para o Idoso, delegado Marllos Sampaio, também irão proferir palestra no evento.

“Com o encontro, temos como objetivo buscar uma consciência social e política, incentivando o debate e o fortalecimento das mais diversas formar de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa”, destacou o diretor da Unidade de Proteção Social Especial da Sasc, Severo Eulálio Rocha. “As pessoas idosas, como quaisquer outras, têm o direito à igualdade, à dignidade e ao nosso respeito. Elas têm o direito de usufruir de um processo de envelhecimento ativo e saudável”, conclui o diretor.

Fazem parte da rede de atendimento ao idoso o conselho estadual; os conselhos municipais que trabalham especificamente com os direitos do idoso; a Delegacia do Idoso; a Coordenadoria Estadual Mais Vida com Cidadania para o Idoso; Núcleo Estadual de Defesa da Pessoa Idosa e o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi). Além disso, a Sasc também mantém casas de acolhimento, como a Vila do Ancião, em Teresina, e Abrigo São José, em Parnaiba.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Tópicos
CFO - MA - Vem pro Podium!
Revisão Atualidades
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
08h46 Jogo realizado em THE leva mais de R$ 11 milhões na Quina de São João 08h46 Heráclito Fortes admite ter recebido dinheiro de 'Caixa 3' da Odebrecht 08h32 Na 2ª instância juízes chegam a majorar penas de Sérgio Moro 08h22 PI: Mulher é detida tentando entrar com droga em presídio 01h59 Com Humberto liberado River vai forte para a batalha no Junco 20h54 Cocal de Telha sedia seminário do PNAIC com presença de 5 municípios 18h03 Acidente entre motos em estrada vicinal deixa 2 mortos 17h35 Receita Federal alerta para o envio de falsas intimações pelos Correios 17h32 Projeto de Ciro prevê qualificação profissional para adolescentes em abrigos 17h29 Promotoria visita Cabral e encontra antidepressivos em excesso na cela 17h15 Prefeitura de Bom Princípio do PI abre Seletivo para 10 gavas; confira o edital 17h11 Prazo da Base Nacional para alfabetização de crianças pode ser revisto pelo CNE 17h08 Seminário apresentará propostas de requalificação do Centro de Teresina 16h55 OMS diz que epidemia de cólera no Iêmen é a pior do mundo 16h36 Dia “D” contra a Dengue é realizado em Campo Largo do Piauí 16h26 Atlético Vermelhense perde e é vice-campeão da Liga Maior de Futsal em Campo Maior – PI 15h10 Prefeito de Avelino Lopes asfalta mais uma rua 14h40 Professor Benigno Soares ministra curso de oratória no Galaxy; fotos! 14h34 Serviço social de Colônia do Gurgueia em ação 13h04 Ator Fábio Assunção é preso por dano ao patrimônio público e desacato; veja 12h49 Política de Trump produz mais prisões de imigrantes e 'reduziu deportações' 12h26 Seleção Brasileira é convocada para confronto contra Portugal 12h18 Família e amigos de jovem vítima de feminicídio em THE exigem justiça 12h04 Marcelo Rezende grava mensagem de gratidão e de fé pela 'cura do Câncer' 11h55 Em tentativa de assalto, criminosos atiram em ônibus de Francis Lopes

Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional