180graus

Mesmo em meio à crise - 23/06/2017 às 10h41

Piauí é o 1º do Nordeste na geração de empregos formais segundo o Caged

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e de acordo com os dados, o Piauí fechou o mês de maio com saldo positivo (0,29), o primeiro estado do Nordeste com a maior geração de empregos formais no Brasil, com 6.681 novas contratações formais.
Na região Nordeste apenas os Estados do Piauí (0,29), Bahia (0,18) e Maranhão (0,17), fecharam o mês de maio com saldo positivo na Geração de empregos formais. Vale ressaltar que desde o ano passado o Piauí vem se mantendo entre os primeiro Estados e um dos poucos do país com saldo positivo no índice medido pelo Caged.

Gessivaldo Isaias, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo destaca a importância de uma política pública de qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo e a economia solidária para o estado conseguir gerando empregos. "Temos procurado implementar com ajuda do Governo do Estado políticas públicas de geração de emprego e renda, para tanto temos investido em todas as áreas, principalmente na qualificação profissional e no incentivo ao empreendedorismo e a economia solidária, estimulando que esses dois últimos setores saiam da informalidade, para assim gerarem empregos formais. Paralelo a isso temos cobrado da nossa equipe do Sine-PI que visitem empresas em busca de vagas de trabalho para disponibilizarmos para os trabalhadores que são qualificados através dos programas da Setre. A soma de tudo isso tem se transformado em números positivos para o estado," explicou o Secretário.

Gessivaldo - Interna.png

Os resultados mostram que mesmo em meio à crise econômica que tem assolado vários setores da economia, o estado tem se destacado mês após mês na criação de novos postos de trabalho. De acordo com o Caged setores como agropecuária (3,00), Extrativa Mineral (2,71), Serviços (0,53), Indústria de Transformação (0,27) e Construção Civil (0,17) apresentaram avanços, o que ajudou nos números positivos do estado. Numa comparação entre admissões e demissões, o Piauí teve um saldo positivo de 113 vagas.

Das 27 unidades da federação, 13 tiveram saldo positivo de empregos em maio, ou seja, criaram mais do que fecharam vagas com carteira assinada de acordo no ranking geral do Caged. Desde o ano passado, o Piauí vem se destacando na criação de vagas. No mês de janeiro, o estado também tinha sido o primeiro do Nordeste, mantendo-se entre os três primeiros na posição em abril e agora novamente em primeiro com a criação de 6.681 vagas de empregos no mercado formal.

Fonte: Com informações da Ascom

Setre nos municípios - 21/06/2017 às 09h47

Setre contempla município de Isaías Coelho com cursos profissionalizantes

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Iniciou na última segunda -feira (19/06) até esta terça-feira (20/06), as inscrições dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura na cidade de Isaías Coelho, localizada a 407km de Teresina. Os cursos fazem parte do Programa Setre nos Municípios e são gratuitos para a população. Os cursos são contemplados com aulas teóricas e práticas e as inscrições estão sendo feitas na Unidade Escolar Professor Luiz Ubiraci de Carvalho.

Segundo Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, a intenção do programa é levar qualificação profissional aos lugares mais distantes. “Por meio das unidades móveis, temos levado qualificação profissional de Norte a Sul do Piauí. Dessa vez chegamos a cidade de Isaías Coelho, onde iremos colocar à disposição dos alunos e de toda a sociedade de forma gratuita os nossos cursos e todos os serviços da Setre e do Sine.”, explicou o gestor.

Dentro do curso de Embelezamento aos alunos aprenderão a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabelereiros. Já no curso de Corte e Costura eles aprenderão a confeccionar kits para bebês como camisetas, calcinhas e casacos e terão noções de confecção de roupas para adultos.

A Vereadora do Município Ernanda Lima frisou a importância de qualificação profissional para enfrentar o mercado de trabalho. "O mercado atualmente tem exigido cada vez mais qualificação, dando preferência a profissionais mais capacitados e que possuam um diferencial naquilo que se propõem a realizar. Pensando na população de Isaias Coelho, especialmente nos jovens, que aqui tem poucas oportunidades, solicitei a Setre a realização dos cursos em nossa cidade.", destacou a Vereadora.

Ao final dos cursos, os participantes receberão os certificados que comprovam suas aptidões para ingressar no mercado de trabalho.

Fonte: Com informações da Ascom

Valorizando a cultura regional - 20/06/2017 às 10h35

Trabalho e Empreendedorismo juntos em oito noites de Cidade Junina

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Durante os oito dias de Cidade Junina a Secretaria do Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e o Sistema Nacional de Empregos Piauí (Sine-PI) estiveram presentes com exposições de produtos e empreendimentos da Feira Economia Solidária e stands com serviço sobre emprego, distribuídos em 16 stands.

A Setre participou do evento com a exposição da Feira Economia Solidária, com stands individuais e duplos, com a exposição de produtos de artesanato, produtos orgânicos e recicláveis. Já o Sine, disponibilizou dois stands oferecendo vários serviços como informações, captação de vagas, seguro-desemprego e cadastro de emprego.

Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, destacou a importância da parceria para promover o empreendedorismo no estado, "A Cidade Junina já é uma marca consolidada no Piauí, e agora com esse novo formato e nesse novo espaço, a Setre viu uma vitrine espetacular para expor os produtos dos empreendedores cadastrado sua secretaria, foram oito dias de sucesso aonde milhares de pessoas passaram por nossos stands. Evento bonito e muito organizado, todos nós ganhamos com o Cidade Junina," destacou o Secretário.

cats2.png

A novidade da Feira este ano foi o stand “Caminho Saudável”, focado para pessoas que buscam uma alimentação saudável e na medida certa. O espaço expos alimentos como pão integral, chia, linhaça, aveia, cookies, dentre outros.

Para Gabriel Gomes, empreendedor do Caminho Saudável, a Feira foi muito importante para mostrar o seu empreendimento aos teresinenses que buscam uma alimentação saudável. “Primeiramente quero agradecer a Setre e os amigos que fazem parte da Feira Economia Solidária pela oportunidade de nos inserir na mesma. O stand Caminho Saudável se trata de um empreendimento voltado para a alimentação saudável, constituída de produtos de fabricação caseira, com o foco em prevenção de doenças crônicas e para o público praticante de atividades físicas”, afirmou Gabriel.

cats3.png

No apanhado geral, os stands tiveram um boa visibilidade das pessoas que passaram pela feira, e totalizarão um montante de 10 000 mil reais com os empreendimentos expostos. Já o Sine, fez 20 atendimentos por dia, no total 160 pessoas se dirigiram aos dois stands durante os oito dias de evento procurando os serviços oferecidos, como: cadastros, orientações profissionais e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

A Feira Economia Solidária e as exposições acontecerão no pátio externo do Shopping Rio Poty, dentro do Cidade Junina. Oito dias de festa em um local com mais segurança, estacionamento privativo, mais acessibilidade disponível para todo o público.

Fonte: Com informações da Ascom

Capacitação profissional - 19/06/2017 às 11h03

Setre leva qualificação profissional a quatro Municípios com aulas teóricas e práticas

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Como objetivo qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem na melhoria da carreira profissional através de cursos profissionalizantes, o programa Setre nos Municípios chega as cidades de Lagoa Alegre, Cristino Castro, São Braz do Piauí e Campo Maior. Os cursos são compostos por dois módulos de ensino, divididos em aulas teóricas e práticas.

Em Campo Maior e São Braz foram ofertados os cursos de Embelezamento, onde os alunos aprendem a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleireiros. Já no curso de Corte e Costura, confeccionam kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos.

Em Cristino Castro e Lagoa Alegre o curso de Construção Civil, proporciona aos alunos receberem instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos.

Curso de Construção Civil em Cristino Castro
A turma do curso de Construção Civil em Cristino Castro conta com 51 alunos participando das aulas. Em Campo Maior os curso de Embelezamento e Corte e Costura conta com cerca de 100 alunos. Ao final dos cursos, os participantes receberão os certificados que comprovam suas aptidões para ingressar no mercado de trabalho.
O programa é itinerante e possui quatro caminhões que circulam por todo o Piauí levando atividades práticas e teóricas com tecnologia de ponta, dispondo de uma estrutura necessária para sua realização.

Outros Municípios Contemplados
Mais três localidades serão gratificadas com os caminhões ainda este mês. Isaías Coelho, será premiada com o curso de Embelezamento e Corte e Costura, Uruçuí e São Miguel do Tapuio com o curso de Construção Civil. Em Julho, o bairro Santa Maria da Codipi em Teresina será contemplado com o curso de Embelezamento e Curte e Costura.

Saúde para todos - 06/06/2017 às 10h40

Pessoas com deficiência ganham academia adaptada do Piauí

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A primeira academia pública adaptada para pessoas com deficiência do Piauí foi inaugurada, nessa sexta (02/05), durante as comemorações pelo aniversário de quatro anos do Parque Nova Potycabana, onde os equipamentos foram instalados. A Academia Inclusiva é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e as farmácias Globo.

O secretário de Governo, Merlong Solano, enalteceu a capacidade de articulação da Coordenadoria de Lazer com a iniciativa privada, que possibilita melhorias no Parque, a exemplo do bicicletário, e agora a Academia Inclusiva. “Seria ótimo se todo equipamento público tivesse a cara da Potycabana”, afirmou Merlong em nome do governador Wellington Dias, que cumpre agenda de trabalho em Brasília.

A coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer, Simone Araújo, enfatizou o empenho da gestão em promover ações como esta, mesmo em tempos difíceis de crise. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressaltou que a instalação da academia adaptada é um avanço para a qualidade de vida das pessoas com deficiência, pois este público passa a ter um local para fazer atividades e com a supervisão de profissionais de educação física.

Fabíola Machado, que é cadeirante, destacou que essa é uma ótima ideia, porque estimula as pessoas com deficiência a fazer exercícios. Ela integra a população de mais de 860 mil pessoas com deficiência no Piauí, de acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010).

Fonte: Com informações da Ascom

Carregando, por favor aguarde...
CFO - MA - Vem pro Podium!
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
10h42 Basquete 3x3 desperta cada vez mais interesse do público e da mídia 10h38 Equipe de Saúde de União visitou Hospital de Água Branca 10h30 Hospital Municipal de Água Branca recebeu visitas de gestores de União 10h22 Mais de 6,7 milhões confirmam inscrições no Enem; provas em novembro 10h22 Suspeito fingia que 'empinava' pipa para disfarçar comércio de drogas 10h21 Adrenalina de Angico MotoCross movimentou o fim de semana em Água Branca 10h17 Thomaz B. e Rogério são superados na estreia do ATP 250 de Eastbourne 10h13 21º Arraiá do Povo movimentará o município de Joca Marques em julho 10h08 PREFEITURA DE BARREIRAS DO PIAUÍ RESTAURA ESTRADAS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO. 10h04 Leandra Leal participará de sessão com debate do filme 'Divinas Divas' 10h03 'Vingadores 3: Guerra Infinita' será o último filme para alguns personagens 09h58 Criminosos com faca invadem posto de saúde no Piauí e fazem 'arrastão' 09h48 BNDES defende afastamento da família Batista do comando da JBS 09h44 Procuradores escolhem hoje nomes que vão compor lista tríplice para a PGR 09h44 Encerrado o IV seminário do PNAIC na cidade de Monsenhor Gil 09h43 Novo vídeo de 'Raven’s Home' mostra a família de Chelsea e Raven 09h42 Prefeito Dióstenes autoriza restauração da Avenida Sérgio Gama 09h39 Seminário para Novos Gestores começa dia 28 em Floriano 09h38 STF decidirá sobre responsabilidade do Estado por ato protegido por imunidade parlamentar 09h37 ONU anuncia que já tem 7.132 armas individuais das Farc 09h35 Prefeitura e Banco do Nordeste realizaram reunião com agricultores em Alto Longá 09h32 Calvin Harris lança clipe de ‘Feels’, com a participação de Katy Perry 09h31 ANS abre consulta pública para atualizar cobertura de planos de saúde 09h28 Pai cruza país de bicicleta para ouvir o coração da filha que morreu 09h26 Reunião define detalhes de mais um Campeonato Longaense de Futebol